quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

O QUE É AMOR?

O QUE É AMOR?
(Por Maristela Ormond)







“O amor motiva a necessidade de proteção e pode se manifestar de diferentes formas: amor materno ou paterno, amor entre irmãos (fraterno), amor físico, amor platônico, amor à vida, amor pela natureza, amor pelos animais, amor altruísta, amor próprio, e etc.
Etimologicamente, o termo “amor” surgiu a partir do latim “amor”, palavra que tinha justamente o mesmo significado que atualmente: sentimento de afeição, paixão e grande desejo.
Definir o que é o amor não é uma tarefa fácil, pois para cada pessoa, o amor pode representar algo diferente”. 
É realmente difícil conceituar amor. Amor pode ser definido de várias formas, uma vez que ele apresenta-se também de forma variada. Como vimos acima são tipos diferenciados de amor, mas amar, amar mesmo de verdade, como podemos definir esse sentimento?
Se formos recorrer aos ensinamentos de nosso Mestre chegaremos à conclusão de que não só o conceito é muito complicado de ser explicado, mas também como materializar esse sentimento... Aliás, não estamos aqui falando de religiosidade, mas o único mandamento e a única religião que nos foi deixada por Ele foi baseada no amor. Quando Ele disse “Amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei”, foi que o “caldo engrossou”. Como posso amar a qualquer um? Como posso amar alguém a quem não conheço ou alguém que não faz parte de meu rol de amizades carinhosas? Posso compadecer-me de alguém, posso auxiliar alguém quando haja necessidade de praticarmos a fraternidade em relação a outrem, mas será que realmente estou fazendo isso por amor?
Quando se trata de amor a coisa fica complicada. Quantas vezes você já se perguntou por que ama determinada pessoa e acaba se sentindo um imbecil a mais a face da Terra não é mesmo? Sim. Sei que isso já aconteceu com você e acontece com várias pessoas.
Acredito que o amor tem muito a ver com o olhar que lançamos para as pessoas e coisas. Esse olhar que é proveniente da função de nossos olhos, olhos esses que percorrem tudo a nossa volta, tanto objetos como pessoas, é que vai identificar se amamos ou não.
Parece meio complicado de entender, porém aquele algo inusitado, aquela pessoa, aquele objeto que faz com que nosso coração bata descompassadamente, que nosso corpo produza um calafrio, um suor mais intenso, pode significar que nossas emoções foram remexidas e o comando de nosso cérebro grava através de nossos olhos, uma foto que é revelada em nossa cabeça e pregada na coleção de imagens que guardamos em nosso painel de estimação. Sim. Vivemos colocando fotos novas em nosso painel e isso vai acontecer até o final de nossas vidas.
Você agora deve estar se perguntando: então o que é o amor? Amor é tudo isso. Amor é sentir a necessidade de doar-se, é sentir a necessidade de proteção, é sentir que existe alguém ou algo maior que nos acaricia em todos os momentos, sejam eles felizes, sejam eles menos felizes. Mas que obteremos respostas para nossos desejos mais íntimos em relação aos outros e a nós mesmos. Amar realmente é ser até um pouco egoísta porque doando amor, estaremos também recebendo amor e na verdade queremos e precisamos nos sentir amados.
Então vamos amar, amar tudo que nossos olhos podem enxergar de belo e se não for belo, tentaremos ao menos torna-lo algo belo através do olhar que lançarmos que com certeza será compreendido, correspondido e guardado no painel dos outros seres com quem compartilharmos nosso olhar de amor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário